domingo, 3 de julho de 2011

PRINCIPAIS TIPOS DE ARGUMENTOS

São inúmeros os recursos linguísticos usados com a finalidade de convencer/persuadir; os tipos mais comuns são:

1°) os fatos utilizados como argumentos
 
Tradicionalmente, sempre se ouviu dizer que "contra os fatos não há argumentos" e as evidências eram consideradas como provas irrefutáveis. Assim, hoje, os argumentos são necessários junto às evidências a fim de provar, por exemplo, que os fatos citados são, de fato, verdadeiros e não simples rumores, que já ultrapassaram o estágio de hipóteses, que não são opiniões pessoais, que são provenientes de fontes seguras, que não sofreram deformações, que não houve supressão voluntária ou involuntária de dados etc., que são os argumentos utilizados pelos que desejam desqualificá-los.

 2°) as narrações e as descrições

Embora a narração e a descrição sirvam normalmente para informar o receptor de algo, assim como ajudá-lo a compreender uma noção difícil, provocar uma reflexão, ou mesmo para diverti-lo, esses mesmos modos podem servir de elemento argumentativo. Todos os que assistem a um documentário turístico na tevê no mais das vezes passam a desejar conhecer o local descrito.

3°) argumentos de autoridade

Podemos dar peso maior a nossa argumentação quando citamos alguém de reconhecida autoridade no tema abordado e sobre o qual se emite uma opinião. Os citados podem ser especialistas profissionais de determinada área, organismos, instituições, obras bem reputadas, órgãos da imprensa, pesquisas etc. A força desses argumentos se apóia na credibilidade da autoridade evocada.
Um testemunho é um tipo de testemunho de autoridade, apoiado na experiência pessoal de alguém que participou diretamente de fatos ou que recebeu uma informação de outro que tenha participado.
Ex.: “Não há droga inofensiva. Qualquer coisa depende da dose, da sensibilidade do indivíduo. Agora, entre as drogas usadas sem finalidade médica para fins de divertimento, para fins de recreação, a maconha é bastante segura”, afirma Elisaldo Carlini,médico da Unifesp especializado em drogas
No filme "Quebrando o tabu", que estréia nesta semana, Fernando Henrique Cardoso e ex-presidentes do México, Ernesto Zedillo; da Colômbia, César Gaviria; e dos Estados Unidos, Jimmy Carter e Bill Clinton reconhecem: falharam em suas políticas de combate às drogas

4º) argumentos do senso comum  
 

Alguns argumentadores apóiam seus pareceres no senso comum, ou seja, um modo de pensar que seria o mais comum a todos os homens, ou, ao menos, aos membros de uma sociedade determinada, como bem demonstram os ditados populares.

5º) as definições como argumentos

Quando um argumentador pretende esclarecer o significado de um termo por ele empregado, dá uma definição desse termo e, nesse caso, fornece uma classe a que pertence o referente definido e um conjunto de caracteres específicos, mas ocorre quase sempre uma seleção interessada desses traços específicos que ajudam a defesa da tese exposta.

6°) a etimologia como argumento

A etimologia se refere à origem das palavras e à sua história, o que leva à idéia de que esse sentido original é o único que traduz a verdade, o único sentido real e possível, exatamente por sua antigüidade e a autoridade que essa produz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário