domingo, 3 de julho de 2011

CONHECIMENTO DE MUNDO

Com exceção dos literatos ou pessoas com dons artísticos, para escrever é preciso ter uma motivação. Na vida cotidiana, se não temos uma mensagem a transmitir ou uma idéia a defender, podemos permanecer calados.
Na situação do vestibular, porém, mesmo que não queiramos escrever, ou seja, mesmo que não tenhamos uma necessidade evidente de comunicação, precisamos produzir uma dissertação. . Às vezes, damos sorte de "cair" um tema que nos interessa, sobre o qual tenhamos lido ou conversado em uma reunião familiar. Nesse caso, nossa redação provavelmente será interessante, porque temos informações úteis e bons argumentos. Enfim, já refletimos sobre o assunto.
Ocorre que, como o vestibular é uma situação decisiva, não podemos ficar dependendo da sorte. Precisamos nos preparar para qualquer eventualidade. Traduzindo: precisamos discutir, refletir e escrever sobre tudo o que possa ser cobrado pela Banca. Assim, qualquer que seja o tema, teremos o que dizer, teremos uma mensagem a transmitir.
Por esse raciocínio, não fica difícil concluir que um bom redator — assim como um bom leitor — precisa estar "antenado". O conhecimento de mundo torna as pessoas interessantes, e são essas pessoas normalmente as melhores redatoras. Afinal, gostamos de ler textos que nos tragam algo novo. Então, por que não levarmos algo novo ao nosso leitor? Parece simples, mas infelizmente não é essa a realidade do vestibular. Por isso, nossa tarefa, a partir de hoje, será a de mantermos um contato ativo com o mundo que nos cerca, lendo as últimas notícias, pensando sobre seus significados, relacionando-as com nossa experiência de vida e com as ciências estudadas no colégio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário