domingo, 31 de julho de 2011

A CONSTRUÇÃO DO PARÁGRAFO - O tão falado tópico frasal

No parágrafo padrão, ou seja, de textos que seguem uma linearidade de ideias e, por isso, é possível utilizá-los como base de estudo para principiantes na produção e interpretação textual, há a tão especulada formação tradicional composta por introdução, desenvolvimento e conclusão. Sendo a introdução do parágrafo construída por um ou dois períodos que dão, de forma sintética, a ideia ampla ou central daquele parágrafo, a este ou estes períodos damos o nome de tópico frasal. O quem vem a seguir é o desenvolvimento da ideia central e a conclusão desta ideia, mas este último só ocorre em períodos curtos ou em parágrafos de menor complexidade.

Citando novamente Othon M. Garcia, a seguir coloco seu conceito de tópico frasal:
Tópico frasal “É, como vimos, uma gene­ralização, em que se expressa opinião pessoal, um juízo, se define ou se declara alguma coisa”.

Partindo do que já falamos até agora sobre tópico frasal, podemos inferir que esta forma de construção textual é uma herança do raciocínio Greco-latino em que o texto, ou neste caso específico, o parágrafo é escrito a partir do método de dedução, ou seja, partindo do geral para o particular.  Havendo também casos em que o tópico frasal encontra-se no final do parágrafo, sendo assim utilizado o método da indução, já que parte do particular para o geral.
Vejamos um exemplo, tomando como base o 1º parágrafo do texto Juventude e participação do vestibular UERJ 2009:

“Inicialmente, gostaria de destacar que toda avaliação é feita a partir de uma comparação. Neste caso, essa comparação poderia ser feita em duas direções. Uma delas em relação a outras faixas etárias e a outra em relação à juventude de épocas passadas. Em relação à primeira dimensão, me parece que o comportamento político da juventude não seja diferente do de outras faixas etárias. Os que avaliam como baixa a participação política da juventude atual não podem afirmar que seja diferente da participação política das outras faixas. Existem parcelas da população passivas (e entre elas há jovens e também adultos), assim como existem parcelas da população com alta taxa de participação política, e entre elas podemos igualmente identificar jovens e adultos.”

O primeiro período grifado por mim ilustra a idéia central do parágrafo, constituindo assim seu tópico frasal, que diz diretamente que toda avaliação advém de uma comparação e o segundo período dá o paradigma geral em que estas comparações podem ser logradas. A ideia central está lançada e delimitada, após isso se torna imprescindível que o autor explane e detalhe o assunto para que ele se torne inteligível.

O Tópico frasal é um norteador para o autor do texto, pois é quem vai delimitar e orientar, garantindo assim a objetividade, clareza e coerência. Evitando, portanto, equívocos muito frequentes que é a fuga do tema proposto.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário