domingo, 3 de julho de 2011

A coerência se dá dentro e fora do texto

EXCELLENTE ESCRAVO

Vende-se um creoulo de 22 annos, sem vicio e muito fiel: bom e aceado cozinheiro, copeiro, bolieiro. Faz todo o serviço de arranjo de casa com presteza, e é o melhor trabalhador de raça que se pôde desejar; humilde, obediente e bonita figura. Para tratar na ladeira de S. Francisco n. 4. 54

1OO anos de Propaganda. São Paulo, Abril Cultural, 1980, p. 5.



Este anúncio é verídico e foi transcrito do jornal A Província de São Paulo — antigo nome do atual O Estado de S. Paulo — do dia 21 de dezembro de 1878. Memórias póstumas de Brás Cubas veio à luz no ano de 1881, data bem próxima à da publicação do anúncio. Essa coincidência serve para revelar que todo texto, mesmo o de ficção, reflete temas do contexto histórico em que é produzido.
Imagine-se no tempo em que o texto de Machado de Assis e o anúncio do jornal foram escritos. Levando em conta os dados sugeridos por eles, escreva uma narração supondo a seguinte situação:
O "Excellente escravo" do anúncio foi comprado por uma viúva com cinco herdeiros ambiciosos, dona de muitos bens e cheia de particularidades a esconder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário