domingo, 3 de julho de 2011

PONTOS IMPORTANTES NA PRODUÇÃO DE UMA DISSERTAÇÃO

TEMA
Em qualquer prova de redação, há sempre um tema a ser desenvolvido e qualquer fuga à proposta feita pela Banca é vista como falha grave, podendo, em muitos casos, levar à perda total dos pontos relativos a esta parte da prova.


DEFESA DE UM PONTO DE VISTA
Considerando o caráter argumentativo que se faz necessário em dissertações, não é difícil perceber que é necessário "tomar partido" em qualquer redação de vestibular. Então, precisamos de todas as armas necessárias a levar o leitor a concordar — pelo menos em tese — com nossa opinião. Essa é uma tarefa que faz uso constante do raciocínio lógico e da organização das ideias.
Cumpre ressaltar, a esse propósito, que as Bancas não avaliam qual é o ponto de vista do candidato, uma vez que todos temos liberdade de pensamento. No entanto, como em sociedade não basta ter uma opinião, sendo preciso justificá-la e fundamentá-la, os examinadores procuram avaliar essas competências na correção das provas.


LINGUAGEM IMPESSOAL
Por se tratar de texto técnico, a dissertação deve tratar do tema proposto com uma linguagem impessoal. Além da credibilidade alcançada, obtém-se a vantagem de tornar a redação até mesmo mais consistente, ao tratar da opinião defendida como uma verdade indiscutível. É por essa razão que evitamos a 1a pessoa do singular ("Eu"; "penso"; "na minha opinião" etc.), o que, além de tudo, seria redundante, uma vez que o texto é escrito por apenas uma pessoa e contém suas ideias.


OBJETIVIDADE
Além da linguagem, espera-se que o redator de uma dissertação seja capaz de tratar o tema com critérios objetivos. Dito de outro modo, seria inadequado deixar se influenciar por aspectos emocionais e religiosos, por exemplo, ao discutir um tema como a legalização do aborto.
A objetividade dessa modalidade textual também diz respeito à questão da emotividade, que deve ser evitada tanto quanto seja possível. Assim, em vez de fazer um discurso empolgado (e empolgante), com palavras fortes e exclamações a respeito de determinado tema, o autor deve sustentar seu ponto de vista com serenidade e bom senso, qualidades que vão aumentar o potencial de convencimento de seu texto


ESCRITA / MODALIDADE PADRÃO CULTA
Ninguém precisa ter conhecimento profundo de gramática para saber que existem profundas diferenças entre uso oral do idioma e sua utilização escrita. Palavras como "aí" e "coisa", por exemplo, só fazem sentido se houver um contexto físico que esclareça seus significados. Na escrita, entretanto, a imprecisão do vocabulário e as repetições lexicais, entre outros aspectos, constituem inadequações a serem evitadas.


ESTRUTURA LÓGICA
Assim como uma conversa, um filme e um dia têm começo, meio e fim, também uma dissertação é dividida em etapas, denominadas respectivamente de introdução, desenvolvimento e conclusão. A cada uma corresponde uma função específica dentro da estratégia maior de convencer o leitor.


QUALIDADE
Um texto dissertativo que se enquadre nos parâmetros descritos até aqui não necessariamente "merece" nota dez. Isso porque, nesse caso, o aluno estaria apenas cumprindo suas obrigações. Além dos aspectos fundamentais, portanto, a redação "perfeita" deve apresentar coesão, clareza, coerência, concisão, profundidade, senso crítico e criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário