domingo, 3 de julho de 2011

DISSERTAÇÃO

Dissertação é o tipo de texto que analisa, interpreta, explica e avalia os dados da realidade, pretendendo com isso falar de algo que ele apresenta como uma verdade válida para todos os homens, em todos os tempos e lugares, construído-o com o presente em seu valor atemporal.

Características:

  •   Texto de caráter temático, pois analisa e interpreta a realidade com termos abstratos (método, prudência, corrupção, vontade, paixões etc.). Quando se vale de termos concretos (homem, livros, documentos etc ), toma-os em seu valor genérico. Ou seja, não trata de episódios ou seres concretos e particularizados, mas de análises interpretações genéricas válidas para muitos casos concretos e particulares;
  •  Existe transformação de situação ao longo do texto;
  •    A progressão dos enunciados obedece a uma ordenação e a uma relação lógica (analogia, pertinência, causa¬lidade, coexistência, correspondência, implicação etc. )e NÂO cronológica. Um enunciado é anterior a outro não por causa de uma progressão  temporal, mas por causa de uma concatenação lógica;

  Já que a dissertação pretende expor verdades gerais válidas para muitos fatos particulares, o tempo por excelência da dissertação é o presente no seu valor atemporal; admite-se nela ainda o uso de outros tempos do sistema do presente, a saber, o presente com valor temporal, o pretérito perfeito e o futuro do presente.

Sobre este valor atemporal somando ao caráter de verdade que permeia o texto, o verbos devem ser utilizados da seguinte forma:
Modo Indicativo: apresenta o fato como certo, preciso, seja ele passado, presente ou futuro.
Presente: faz, fazemos (impessoalidade fraca, mas aceita) e fazem.
Pretérito perfeito: fez, fizemos (impessoalidade fraca, mas aceita) e fizeram.
Futuro do presente: fará, faremos (impessoalidade fraca, mas aceita) e farão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário